MIDIAEDUCAÇÃO

Tem experiência com trabalho com criança e adolescentes em projetos de educação para as mídias, com as mídias e pelas mídias. Tem especial interesse por conteúdos e discussões relacionados à área da midiaeducação ou educomunicação, como também é chamada.

CPTV - estrutura profissional
Ilha de edição analógica e digital
Programa "De Olho no Futuro"
Jovens protagonistas do projeto
Brain storm: assim nasciam ideias
Aluno e educador juntos
cptv_05.jpg
Estúdio com TP
Produção pra entrevista:Gilberto Gil
Na frente e por trás das câmeras
cptv_13.jpg
Reportagem para telejornal
Reunião com equipe de alunos
CPTV - Centro de Produções de TV e Vídeo do Marista São José

 

Atuou durante 6 anos no núcleo de midiaeducação do Colégio Marista São José, local que teve a oportunidade de desenvolver trabalhos com alunos de diversas faixas etárias, entre 08 e 18 anos, promovendo a interação, diálogo, análise e produção de mídias com a valorização do poder criativo e comunicativo de crianças e jovens, utilizando linguagens e tecnologias da comunicação.

 

Participava do planejamento, gerenciamento e execução de projetos tanto curriculares como extra-curriculares multidisciplinares em diferentes mídias - vídeo de diversos formatos (telejornal, documentário, ficção, talk show e outros), jornal impresso, rádio e web, tendo a disposição grande infraestrutura de equipamento profissional, como estúdio, ilha de edição, câmeras e etc.

 

Crianças e jovens eram estimulados em sua criatividade, sempre em equipe, a participarem das diferentes atividades "botando a mão na massa", desde a etapa de criação com o braim storm até a produção e pós-produção, sendo provocados a se posicionarem criticamente diante do mundo e refletirem sobre conteúdos e formatos, construindo sentido ao aprendizado.

 

Abaixo, apenas dois exemplos de grandes projetos realizados:

Projeto Integral 1ª a 4ª série

 

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

 

Foi uma das monitoras da oficina de midiaeducação com crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, do período integral, do Colégio Marista São José.​ O projeto ocorreu em 2003 e em 2004.

 

Na oficina, a cada semana, dois grupos com aproximadamente 30 alunos cada participavam de atividades que visavam o desenvolvimento da expressão e comunicação em diferentes linguagens de forma lúdica.

 

História em quadrinho, desenho, mímica, jogos corporais, contos, cartas, slogan comercial, manchete de jornal e produção de vídeo foram algumas das temáticas trabalhadas na oficina, procurando despertar uma sensibilidade para as mídias, exercitando a imaginação, a autonomia, a cooperação e a curiosidade dos alunos. Ao final de 2003, as crianças produziram um vídeo institucional contando sobre a própria rotina delas no período integral na escola, se envolvendo na produção do roteiro, locução, entrevistas, apresentação e toda a gravação de imagens do vídeo.

SJ Geral Escrito

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

 

Jornal impresso interno da escola com periodicidade bimestral com produção dos alunos e distribuição gratuita a todas as famílias do Colégio. Projeto de longa duração do CPTV, existente desde 1996, cuja coordenação ficou sob responsabilidade de Kelly de 2004 a 2010 .​

A participação era aberta aos alunos a partir do 9º ano/EF até o final do Ensino Médio. Reunião de pauta, divisão das pautas, apuração, produção textual das matérias e colunas e escolha das fotos e ilustrações eram atividades realizadas pelos próprios estudantes. Os assuntos variavam desde política, arte, cultura, ciência, cotidiano, comportamento, eventos internos, crítica de filmes, entre outros, e possibilitavam os jovens a se posicionarem criticamente diante de fatos e acontecimentos do dia a dia deles e do mundo.

 

O jornal ganhava uma versão televisiva (SJ Geral Telejornal) durante as Olimpíadas Esportivas e Culturais da escola.