top of page

MIDIAEDUCAÇÃO

Tem experiência com trabalho com criança e adolescentes em projetos de educação para as mídias, com as mídias e pelas mídias. Tem especial interesse por conteúdos e discussões relacionados à área da midiaeducação ou educomunicação, como também é chamada.

CPTV - estrutura profissional
Ilha de edição analógica e digital
Programa "De Olho no Futuro"
Jovens protagonistas do projeto
Brain storm: assim nasciam ideias
Aluno e educador juntos
cptv_05.jpg
Estúdio com TP
Produção pra entrevista:Gilberto Gil
Na frente e por trás das câmeras
cptv_13.jpg
Reportagem para telejornal
Reunião com equipe de alunos
CPTV - Centro de Produções de TV e Vídeo do Marista São José

 

Atuou durante 6 anos no núcleo de midiaeducação do Colégio Marista São José, local que teve a oportunidade de desenvolver trabalhos com alunos de diversas faixas etárias, entre 08 e 18 anos, promovendo a interação, diálogo, análise e produção de mídias com a valorização do poder criativo e comunicativo de crianças e jovens, utilizando linguagens e tecnologias da comunicação.

 

Participava do planejamento, gerenciamento e execução de projetos tanto curriculares como extra-curriculares multidisciplinares em diferentes mídias - vídeo de diversos formatos (telejornal, documentário, ficção, talk show e outros), jornal impresso, rádio e web, tendo a disposição grande infraestrutura de equipamento profissional, como estúdio, ilha de edição, câmeras e etc.

 

Crianças e jovens eram estimulados em sua criatividade, sempre em equipe, a participarem das diferentes atividades "botando a mão na massa", desde a etapa de criação com o braim storm até a produção e pós-produção, sendo provocados a se posicionarem criticamente diante do mundo e refletirem sobre conteúdos e formatos, construindo sentido ao aprendizado.

 

Abaixo, apenas dois exemplos de grandes projetos realizados:

Projeto Integral 1ª a 4ª série

 

 

Foi uma das monitoras da oficina de midiaeducação com crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, do período integral, do Colégio Marista São José.​ O projeto ocorreu em 2003 e em 2004.

 

Na oficina, a cada semana, dois grupos com aproximadamente 30 alunos cada participavam de atividades que visavam o desenvolvimento da expressão e comunicação em diferentes linguagens de forma lúdica.

 

História em quadrinho, desenho, mímica, jogos corporais, contos, cartas, slogan comercial, manchete de jornal e produção de vídeo foram algumas das temáticas trabalhadas na oficina, procurando despertar uma sensibilidade para as mídias, exercitando a imaginação, a autonomia, a cooperação e a curiosidade dos alunos. Ao final de 2003, as crianças produziram um vídeo institucional contando sobre a própria rotina delas no período integral na escola, se envolvendo na produção do roteiro, locução, entrevistas, apresentação e toda a gravação de imagens do vídeo.

SJ Geral Escrito
 

Jornal impresso interno da escola com periodicidade bimestral com produção dos alunos e distribuição gratuita a todas as famílias do Colégio. Projeto de longa duração do CPTV, existente desde 1996, cuja coordenação ficou sob responsabilidade de Kelly de 2004 a 2010 .​

A participação era aberta aos alunos a partir do 9º ano/EF até o final do Ensino Médio. Reunião de pauta, divisão das pautas, apuração, produção textual das matérias e colunas e escolha das fotos e ilustrações eram atividades realizadas pelos próprios estudantes. Os assuntos variavam desde política, arte, cultura, ciência, cotidiano, comportamento, eventos internos, crítica de filmes, entre outros, e possibilitavam os jovens a se posicionarem criticamente diante de fatos e acontecimentos do dia a dia deles e do mundo.

 

O jornal ganhava uma versão televisiva (SJ Geral Telejornal) durante as Olimpíadas Esportivas e Culturais da escola.

bottom of page